segunda-feira, setembro 15, 2008

Descrição Naturalista



Numa das aulas do mestrado, na qual estudamos a presença do corpo na literatura, a professora sugeriu que fizéssemos a descrição naturalista desse auto-retrato de Egon Schiele. Gostei da brincadeira, por isso convido-os a fazer aqui as suas descrições (naturalista, romântica, surrealista...).
Eis como ficou a minha :

O cenho de Egon Schiele se sustenta sob traços duros. O rosto fino, de mandíbula estreita, parece revelar a solidez de caráter do homem. O nariz, mediano de comprimento e largura, se impõe verticalmente, com largas narinas que lhe acentuam a seriedade. Os olhos escuros e severos, miram retos e graves, e têm agarrados a si, sobrancelhas cheias que apontam para o centro do rosto, contribuindo para uma expressão perturbadora. Arrematando o semblante inusitado, há os cabelos, grossos e espetados, a semelhança de um porco-espinho, e que se não afirmam a aspereza de um homem desprovido de vaidade, revelam certamente a existência de um caráter singular.

Agora vocês!

*************************************************************************************
A propósito, poema Vulto na revista Embranco. Se você não ganhou a sua na Universidade mais perto de você, confira a versão digital, página 16:
http://www.embranco.com.br/setembro08.pdf

8 comentários:

Linda Graal disse...

lindinha! tudo delicioso...rss
beijinhos

quarto 201 disse...

Ih, não sei se me arrisco, esse Schiele aí tem um jeito tão intimidador... rsrs Mas a tua descrição até q ficoum convincente, como naturalista.
E é tão tão fofo esse conto aí embaixo, o "Tardes eternas"! Fiquei pensando nos meus tempos de escola, deu mó saudade... ainda que eu só fossse me apaixonar por Eleanor Rigby alguns anos depois.
beijos

instantes e momentos disse...

muito bom o post. Muito bom teu blog. Parabens , gostei daqui.
maurizio

dado disse...

Ola, todos os dias tenho o habito de visitar outros sites de deixar meu comentário, pois sei o quanto é gratificante receber um. E tamben sei que é um incentivo para continuar com esta arte de colocar o que se pensa nele. Pra mim quem cria e quem escreve em um blog ou num site são verdadeiros artistas.
Deixo o endereço do meu site que tambem é dedicado a estes artistas que fazem e escrevem seus blogs. Aguardo seu comentário pois é muito importante pra mim tambem e fico a disposição para lhe ajudar no que prescisar colocando meu msn a sua disposição . E se voce gostou da radio que toca no meu site, terei maior prazer em colocar no seu. E se quiser conversar comigo pode faze-lo atravez do chat que se encontra no proprio blog. Estarei atendendo das 17 as 19 horas nos domingos e toda a tarde nos demais dias. Dado

Aline Aimée disse...

Ih, parece que o pobre do Egon tá assutando as pessoas, hehe.

quarto 201 disse...

Se Schiele não assustasse, não era Schiele!! hahaha

Delfim peixoto disse...

Curiosamente acertado... penso eu...

Juliana Lemos disse...

Ele só assusta um pouquinho de nada.
Normalmente, eu não me atrevo a descrever minhas impressões sobre ninguém... E ele bem que mete medo...